Confira simulador de aposentadoria e de alíquotas da Previdência

Pesquisadores descobrem trapaça do governo em cálculos da reforma da Previdência
17 de setembro de 2019
Trabalho parlamentar contra PEC 6/19 é intensificado no Senado Federal
22 de outubro de 2019

No Portal de Serviços do governo federal está disponível uma calculadora para que os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os servidores públicos federais da União possam calcular suas alíquotas de contribuição, de acordo com as regras aprovadas na PEC 6/2019. No mesmo endereço também é possível calcular o tempo de aposentadoria.

Acesse: www.servicos.gov.br/calculadora/.

Alíquota – Para utilizar a calculadora, o segurado deverá informar se é servidor público federal ou filiado ao INSS. Também será necessário colocar o valor do salário atual. O aplicativo, então, mostrará uma comparação, revelando a contribuição do usuário pela regra atual e o novo valor de contribuição, segundo as novas regras.

Servidores públicos federais – Os servidores precisarão informar ao simulador se são segurados novos ou antigos, para efeito de cálculo. Antigos são aqueles que ingressaram no serviço público até 3 de fevereiro de 2013 e não migraram para o regime de Previdência Complementar. Já os novos são aqueles servidores que entraram para o funcionalismo a partir de 4 de fevereiro de 2013 ou aqueles que, mesmo tendo ingressado antes dessa data, fizeram a opção de migrar para o regime complementar. Os servidores também deverão confirmar ao aplicativo se já recebem aposentadoria ou pensão.

O aplicativo informa que a simulação não possui efeito legal nem garante o direito ao benefício. As condições informadas para fazer o cálculo devem ser comprovadas na solicitação do benefício ao INSS ou ao respectivo regime próprio.

Com informações da Secretaria de Previdência do Ministério da Economia.25

× Dúvidas?