ANFIP acompanha audiência na CCJ sobre a PEC Paralela

Plenário conclui votação do primeiro turno da reforma da Previdência
22 de outubro de 2019
Na CCJ, ANFIP pede supressão de artigo que altera regras de transição de servidores
22 de outubro de 2019

Audiência pública da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, realizada nesta quarta-feira (16/10), debateu a PEC Paralela da Previdência (Proposta de Emenda à Constituição 133/19). A ANFIP acompanhou a reunião, representada pelos vice-presidentes Eucélia Maria Agrizzi Mergár (Assuntos Fiscais) e José Arinaldo Gonçalves Ferreira (Política de Classe e Política Salarial).

A mesa de debates contou com a participação do secretário de Previdência do Ministério da Economia, Leonardo Rolim; da diretora de Fiscalização da Secretaria de Macroavaliação Governamental do Tribunal de Contas da União (TCU), Virgínia de Angelis Oliveira de Paula; do professor doutor da Universidade Estadual de Campinas, Henrique Nogueira de Sá Earp; do mestre em História Econômica pela Universidade de São Paulo, André Luiz Passos Santos, e do secretário de Controle Externo de Gestão Tributária do TCU, Tiago Alves de Gouveia Dutra.

Este é o primeiro debate sobre o texto paralelo, sugerido pelo senador Paulo Paim (PT/RS). De acordo com a presidente da CCJ, senadora Simone Tebet (MDB/MS), a segunda audiência pode ocorrer ainda nesta quinta-feira (17/10). A expectativa é que o relator da proposta, senador Tasso Jereissati (PSDB/CE), apresente seu voto na próxima semana.

A PEC paralela, sugerida por Tasso Jereissati é uma proposta adicional à reforma da Previdência (PEC 6/19). Nela, foram colocadas diversas alterações, como a inclusão dos estados na reforma, a cobrança de impostos do agronegócio e das entidades filantrópicas e mudanças na pensão por morte, para garantir mais recursos para dependentes menores de idade.

Todas as apresentações já estão disponíveis. Confira abaixo:

Apresentação Henrique Nogueira

Apresentação Virginia de Angelis

Apresentação Leonardo Rolim

Apresentação André Passos

Apresentação Tiago Alves

A audiência foi transmitida pelo Portal eCidadania e pode acessada AQUI .   

× Dúvidas?